sexta-feira, 17 de dezembro de 2010


BANDEIRA DE CAMARAGIBE


A BANDEIRA DE CAMARAGIBEPDFImprimirE-mail

A bandeira de Camaragibe, foi instituida no dia 26 de Agosto de 1983. Seu autor é Adeildo Pereira da Silva.

Seus simbolísmos: O AZUL CELESTE representa o céu puro, o BRANCO a paz, o VERDE as matas, as quatro estrelas amarelas diagonais representam a localização do município de São Lourenço da Mata, Paudalho, Paulista e Recife e a estrela central de cor verde simboliza Camaragibe, na esperança de um município que vem surgindo. A cruz vermelha representa a religiosidade. Os ramos representam um arbusto que encontra-se em abundância na região, o camará, de onde originou o nome do município. A faixa branca com a frase fé e esperança significa fé em Deus e esperança em um eterno progresso.





SEMINÁRIO CRISTO REI, EM CAMARAGIBE



                                       CASA SEDE DO ENGENHO CAMARAGIBE




                                                ESTAÇÃO RODOVIÁRIA EM CAMARAGIBE




ASPECTOS FÍSICOS DE CAMARAGIBE
Aspectos Físico-ambientais

A área do município de 55,00km² encontra-se na área onde predominam os tabuleiros costeiros, podendo-se distinguir no município duas unidades geo-ambientais bem definidas: (i) os tabuleiros costeiros dissecados onde foram esculpidos relevo suave ondulado e ondulados observado na porção centro-sul do município que corresponde a porção do município onde a ocupação tem sido mais acentuada; e (ii) os tabuleiros pouco dissecados onde o relevo apresenta-se tabular na porção mais ao norte e a oeste, as conhecidas chãs.

De clima do tipo tropical quente e úmido, com um regime de chuvas de outono/inverno e precipitação anual média de 1.968 mm, com temperatura média de 26°, o período de maior precipitação concentra-se de abril a julho e o período mais seco de novembro a janeiro.

Embora bastante antropizado o município possui áreas de relevante valor ambiental: são bolsões remanescentes de mata atlântica que ainda apresenta uma biodiversidade considerável.

Inserido nas duas bacias mais importantes da RMR – Bacia hidrográfica do rio Capibaribe e Bacia hidrográfica do rio Beberibe, Camaragibe possui importante rede de drenagem com diversos olhos d'água e nascentes de rios com o rio Araçá e o rio Pacas, na região de Aldeia, formadores do do rio Beberibe. Na porção inserida na Bacia do rio Capibaribe destacam-se os riachos Timbí e Besouro e o rio Camaragibe.




ASPECTOS DEMOGRÁFICOSPDFImprimirE-mail

Camaragibe foi criado por força de desmembramento do município de São Lourenço da Mata, através da Lei Estadual nº 8.951 de 14.05.1982. Todo o território do município é considerado urbano, conforme a Lei Municipal nº 32/1997.

O território de Camaragibe abrange uma área de 55,083 km², constando atualmente 150.354 habitantes (Estimativa, IBGE, 2006) o que corresponde a 3.85% da população da Região Metropolitana do Recife - RMR. Consta no município uma densidade de 2.733 hab/km², entretanto, a distribuição da população ocorre de forma desigual e reflete contrastes de desenvolvimento expressos pelas formas de uso e ocupação do espaço, o que vai definir peculiaridades no que tange aos seus problemas e potencialidades detendo duas realidades: uma ao sul representada pelas RPA’s 1, 2, 3 e 4 e outra ao norte expressa pela RPA 5 (Região de Aldeia).

A área sul configura-se como o centro da cidade de Camaragibe e suas áreas urbanas de influência direta, esta área reúne a maior densidade populacional e de equipamentos médico-hospitalares, educacionais, comerciais de diversas naturezas e grande parte dos estabelecimentos industriais do município.

A área norte tem baixa densidade populacional, sendo dotada de amenidades ambientais expressos por diversos fragmentos florestais, boa quantidade de corpos hídricos e clima ameno, conformando paisagens pitorescas.

Camaragibe ocupa a 11ª posição entre as maiores taxas de crescimento populacional do Estado de Pernambuco, figurando com uma taxa geométrica de crescimento anual de 2.91% – no ano de referência de 2000.

Fonte: Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, 2007.









INFORMAÇÕES GERAIS DE CAMARAGIBEPDFImprimirE-mail

Área: 55,083 (Condepe-Fidem / IBGE: 2001)
População: 150.354 hab (Estimativa, IBGE, 2006)

População: 144.506hab. (IBGE, Censo 2010)

Homens: 69.237hab. (IBGE, Censo 2010)

Mulheres: 75.269hab. (IBGE, Censo 2010)

Temperatura: 26° C

Clima: Tropical quente e úmido

Índice de desenvolvimento humano - IDH geral: 0,747

Índice de desenvolvimento humano - IDH renda: 0,636

Fonte: IBGE / Atlas de Desenvolvimento Humano / Agência CONDEPE-FIDEM.
















Restaurantes em Camaragibe:

Centro Comercial Tempo & Tempero...
Restaurant Beira Rio
Calabria Pizza
Ki Delicia Bolos
Picanha do Parque
Churrascaria Galetos - Timbi


Hotéis e Pousadas:

Chalés de Aldeia Fone: (81) 4116-0929
Hotel Campestre de Aldeia Fone: (81) 3459-1107
Pousada Aldeia dos Camarás Fone: (81) 3458-2280
Pousada Geriátrica João de Deus Fone: (81) 3456-4527


TURISMO LOCAL

É a região de Aldeia, o ponto mais alto de Camaragibe, que atrai um maior número de visitantes ao município. Com clima agradável e coberto de verde, o local abriga diversos clubes de campos que alugam cavalos, spas, restaurantes acolhedores e hotéis campestres.

Principalmente nos finais de semana, é grande o movimento de carros subindo a ladeira de Aldeia com passageiros dispostos a desfrutar da tranqüilidade do campo nos confortáveis chalés, localizados em sítios rodeados de fruteiras e flores.


Distante apenas 16 km do Recife, o local já passou a ser residência fixa de muitas pessoas que, diariamente, "descem" para trabalhar e à noite retornam para a tranqüilidade do campo.

Fonte: cnm.org.br




Casa de Passagem implanta biblioteca pública em Camaragibe

As crianças da comunidade de Tabatinga, em Camaragibe ganham hoje, dia 25.02.2011, uma biblioteca infantil. Ela vai funcionar no núcleo comunitário do bairro com livros doados pelos moradores e pelas entidades parceiras da biblioteca: a organização governamental Casa de Passagem, União Europeia, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Prefeitura de Camaragibe.

O espaço vai funcionar de segunda à sexta-feira e terá uma educadora pedagógica que atenderá crianças com idades entre seis e doze anos. O acesso ao material da biblioteca para leituras e alfabetização é gratuito.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida de 4 mil crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social de comunidades pobres da Região Metropolitana do Recife (RMR).

O núcleo comunitário de Tabatinga funciona desde o início de 2010 através do Projeto Rede Cidadã, parceria entre a Casa de Passagem e a União Europeia. Os núcleos comunitários oferecem serviços gratuitos de atendimentos jurídico e psicológico, assistência social e cursos de formação e capacitação política como os de Promotoras Legais Populares (para mulheres) e o de Adolescentes Multiplicadores de Informações (para adolescentes), e cursos de qualificação profissional para adolescentes e mulheres de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h por meio de uma equipe interdisciplinar: psicólogo, assistente social, advogado e educadora social. A partir de amanhã a biblioteca infantil também fará parte das atividades do núcleo comunitário de Tabatinga.

Nenhum comentário: